segunda-feira, 23 de março de 2009

Inclusão Digital

computadores salas de TI

A disseminação dos mais variados recursos computacionais no mercado e a conseqüente ampliação das formas de utilização do computador, nos mais variados setores, incluindo o educacional, exige uma formação mais ampla do professor, que englobe, no conjunto de suas competências, a tecnológica.
Assim, merecem destaque os programas de inclusão digital voltados para o professor.
A tecnologia e a competição do mercado de trabalho exigem rápidas e profundas adaptações de todos, especialmente da comunidade escolar.
A atual sociedade passou a exigir que o aluno aprenda mais, com mais qualidade, e, conseqüentemente, cobra da escola novas práticas educacionais, além de profundas mudanças para que se proporcione uma educação de qualidade para todos.

Segundo VALENTE, PRADO & ALMEIDA (2003)

“É necessário ao professor uma vivência de aprendizagem em que possa refletir de várias maneiras sobre a própria prática, compartilhando suas experiências, leituras e reflexões. Neste sentido, o professor pode participar de capacitações em ambientes virtuais que privilegiem as interações, articulação entre a ação e reflexão, a prática e teoria, o trabalho individual e colaborativo, contemplando o contexto e o cotidiano de sua atuação na escola”.

A escola precisa incluir atividades que sejam significativas e que estejam presentes na sociedade contemporânea, para desenvolver a aprendizagem. A informática é muito utilizada tanto para o acesso à informação, à cultura e ao lazer.
É importante que professores desenvolvam competências para utilizar computadores como recurso de ensino, inserindo-o ao currículo escolar, o que permitirá o acesso à informação, auxiliando o desenvolvimento de pesquisas, resolução de problemas e transformando a informação em conhecimento. Nesse momento a informática mostra-se como um recurso de grande potencial, podendo ser um elemento motivador para os alunos se interessarem pela aprendizagem que se desenvolverá em um contexto significativo e atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário