segunda-feira, 23 de março de 2009

Atividade 1

Atividade 1
O curso prevê uma carga horária a distância, portanto, utilizaremos este blog para postagem das atividades.

Como atividade 1, Assista o filme "Do Sonho aos Ares" - Santos Dumont. http://www.dominiopublico.gov.br/

Faça uma breve reflexão sobre o filme e elabore um texto respondendo as seguintes perguntas:
- Como a história abordada no vídeo pode relacionar-se com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular? Essa evolução afeta nossas vidas ou não?
- Como e em que a informática pode modificar sua vida pessoal e profissional?
- Alguma vez você sentiu necessidade de acessar a internet?
- Por qual motivo?


15 comentários:

  1. A historia abordada no vídeo pode realacionar-se com a evolução tecnológica e com a informática pela velocidade das transformações que aconteceram em ambos os inventos, e a mudança que esses trouxeram para as vidas das pessoas.
    Hoje o computador faz parte do meu dia-a-dia, no trabalho muito é resolvido atraves do e-mail poupando tempo. Em casa busco várias informações, tenho contato com parentes e amigos.
    Muitas vezes ja precisei acessar para pesquisar bula de remédio, receitas, como cuidar de filhote de labrador... conversar com minhas irmãs pelo MSN , etc.
    Hoje se a internet cai... parece que falta alguma coisa...

    Bjos Jak

    ResponderExcluir
  2. O filme “Do sonho aos ares” mostra-nos a trajetória da evolução do avião, que, a partir de tentativas frustradas, é hoje um dos meios de transporte mais complexo e evoluído que existe.
    As tecnologias de informação e comunicação – TICs – também sofreram um avanço fenomenal, possibilitando-nos, em segundos, comunicarmo-nos com qualquer parte do mundo “ao vivo e a cores”.
    Toda esta mudança afeta diretamente a educação.
    Quem de nós não acessa a Internet? Seja para mandarmos ou recebermos mensagens ou para fazermos pesquisas relacionadas a nossas funções ou até a nossas necessidades particulares?
    É, a informática faz parte da nossa vida e, consequentemente, da vida de nossos alunos, por isso cabe-nos a tarefa de aprimoramos nossos conhecimentos para fazer o melhor uso dela em nosso trabalho.

    Um abraço
    ANGELA

    ResponderExcluir
  3. "Do sonho aos ares"- Partiiu eum sonho e virou realidade,a vontade do Homem ir mais longe, voar, que para muitos era loucura para outros um sonho.
    O próprio nome já diz " evolução tecnologica", avanço, novas conquistas, conhecimento, acesso rápido.
    Com certeza afeta sim.
    A informática me traz facilidade no aprendizado, pela sua vasta ilustraçao visual, com vídeos, sites específicos...
    me ajuda no dia-a-dia como recurso profissional.
    Muitas vezes senti necessidade de acessar a internet, por vários motivos com; troca de idéias, compartilhar com os familiares(fotos, recados rápidos) remédios caseiros, dúvidas em geral.
    Enfim é muitobom a internet quando usada com responsabilidade.
    Bjos Maristela

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O filme "DOS SONHOS AOS ARES " nos mostra todo o processo de desenvolvimento e evoluçao da aviação, transformando-se num meio de transporte evolído e necessário para os dias atuais.
    Assim, também ocorreu com a informática, seu desenvolvimento foi lento e gradual até chegar ao ponto que se encontra hoje, mas é uma realidade.
    A informática veio facilitar nossa vida, tanto no lado profissional quanto pessoal, facilitando a comunicação, através de e-mail e bate-papo, e o acesso a sites para pesquisas aprimorando assim o conhecimento próprio e do aluno.
    Devido ao seu desenvolvimento existe uma necessidade constante de aprimoramento próprio para uma melhor utilização tanto no lado pessoal quanto dentro do processo educacional.

    Bjs Cida

    ResponderExcluir
  6. Do sonho aos ares,filme que relata a persistência,acreditar em si própio,sonhar é preciso,assim como viver acreditando nas gerações vindouras, num mundo onde não só a tecnologia,mas também o humanismo seja prioridade nas sociedades,o capital não poderá superar o homem.A tecnologia vem para contribuir com o homem sem esquecer que as relações humanas são fundamentais para nossa existência,como o olhar nos olhos,tocar,abraçar,sentir o perfume,escutar a suavidade da voz de quem se ama,em fim,sentir e ver o que o outro nos transmite.

    ResponderExcluir
  7. "Dos sonhos aos ares". Título sugestivo. Esta história tem tudo a ver com a evolução tecnológica e com a informática. Afinal, não basta sonhar para evoluir, é preciso explorar a ciência, a tecnologia, as leis da natureza. E a evolução se torna inevitável. Assim como os primeiros cientistas sonhadores, muitos sonham e conferem avanços significativos na história tecnológica.
    Avanços que, quando aplicados racionalmente, contribuem com a qualidade de vida de todos os seres porém, quando utilizados por pessoas inescrupolosas, podem ocasionar desastres irreparáveis. As provas são muito evidentes. Basta abrir os olhos e conectar-se com o planeta e com o universo em geral.
    Quanto a informática, ela modifica sim, minha, nossas vidas. Basta citar o exemplo deste curso. Estamos interagindo a distância. Isso não seria possível sem este instrumento, basicamente, indispensável.A internet, para mim, é uma parceira. Não vivo sem ela. Além de facilitar a aquisição do conhecimento necessário para o cotidiano, facilita no desempenho de minha profissão e me ajuda a resgatar histórias e pessoas que, por várias contingências, deixaram de compôr o rol daquelas ditas indispensáveis. então, que evolua a tecnologia e que saibamos usá-la em benefício da vida. Bjs. Orildo.

    ResponderExcluir
  8. No passado ou no presente, a humanidade vem evoluindo e também se questionando sobre suas descobertas e evoluções. Num breve relato é possível dizer que nós, seres humanos, evoluímos da mais completa primitividade à alta tecnologia, mas que esta última nem sempre vem de encontro a nossos anseios. Afirmo que tudo o que o homem cria, de uma forma ou de outra o afeta. Os primeiros instrumentos, a invenção das primeiras ferramentas de trabalho, o avanço da agricultura, as revoluções industriais e mais recentemente todo o aparato tecnológico, que dia-a-dia vem se modernizando, afastaram não na totalidade, mas em grande parte a sociedade, de um passado que se torna distante. O aprimorar das diferentes tecnologias nos dão conta de um mundo novo, a ser descoberto constantemente por nós, tornando-nos dependentes na maioria das vezes. Impossível a um estudante, um educador, um empresário, não estar conectado ao mundo. Como pode na atualidade um pesquisador não se utilizar diariamente da Internet?
    As invenções não são um acaso, são fruto da perspicácia de estudiosos, cientistas, homens e mulheres que acreditaram num sonho, baseados em critérios científicos, que lutaram pra fazer de seu invento um sucesso. Assim como no vídeo "Dos sonhos aos ares", o relato de um sonhador, considerado por muitos um lunático, provando que a razão e o conhecimento, alicerçados ao sonho e trabalho, podem frutificar.
    Como professora considero improvável aprender tanto e tão rápido sem a utilização dessa ferramenta, mas nem só pra aprendizagem a utilizo, também para o lazer, para conversas informais com amigos, família, filhos. É meu canal com o mundo lá fora...

    ResponderExcluir
  9. O filme DO SONHO AOS ARES mostra a ousadia de homens comuns, mas que acreditavam que conquistas maiores poderiam ser feitas. A persistência, a força de vontade, a coragem de enfrentar críticas fizeram com que a humanidade conhecesse novas descobertas e desfrutasse das invenções feitas por estes “loucos” como foram julgados por muitos.
    As invenções do passado foram a mola propulsora para as descobertas mais sofisticadas e funcionais que hoje temos acesso. Só através de muita pesquisa, chegamos à tecnologia que encontra-se disponível nos dias atuais.
    A informática facilita minha vida de professora e de mãe, ter disponível a qualquer hora do dia e dentro de nossas casas os mais variados e atualizados assuntos faz com que os trabalhos escolares fluam com mais facilidade e interesse.
    A internet me desperta sempre que tenho alguma curiosidade e sei que de forma prática, simples e rápida posso satisfazê-la.
    Com carinho ENI

    ResponderExcluir
  10. Evolução Tecnológica: avião, informática – internet


    Do Sonho aos Ares é um filme que mostra e convida a refletir sobre o processo de desenvolvimento da tecnologia, tendo o avião como um dos exemplos. Arquitetado por Alberto Santos Dumond, a partir da observação de pássaros, nos são apresentados desenhos e testes com balões e por fim, o vôo do 14 BIS (1906), “dando asas ao homem”.Dumond é considerado um dos grandes gênios da humanidade, ao lado de Leonardo Da Vinci, Albert Einstein e Thomas Edison.O sonho e a persistência dele contribuiu na evolução tecnológica, facilitando o transporte de produtos (comércio) e pessoas via aérea, diminuindo o tempo de deslocamento entre cidades, estados, países.
    Igualmente podemos dizer que a era da informática, com a popularização do computador, ajudou na organização administrativa de empresas, bem como nas atividades profissionais das pessoas com a internet, diminuiram as “distâncias” ainda mais, pois a rede facilitou a comunicação e a democratização da informação entre as pessoas, incluindo-as digitalmente.
    O computador e a internet também modificaram a minha vida pessoal, no sentido de agilizar tarefas referentes à comunicação: correio eletrônico, diálogo através do skype, e-mail para troca de informações com a família e amigos, leitura de jornais e revistas, e pela rapidez na prestação de serviços no comércio digital (uso do caixa eletrônico em bancos, supermercados, lojas, entre outros serviços).
    Na vida profissional, precisei associar a tecnologia informatizada no exercício da profissão, participando de cursos de atualização on- line e vídeo conferência, com o objetivo de atender as novas exigências do mercado global e do público a quem os serviços são ofertados.

    *Professor:Adílson Borba.

    ResponderExcluir
  11. Do Sonho aos Ares
    O filme " Do Sonho aos Ares" mostra que podemos transformar nossos sonhos em realidade e que para isso acontecer temos que ser persistentes.
    A história do filme esta relacionada com a evolução tecnológica e a informática, pois transformou o transporte aéreo mais eficiente e seguro. Essa evolução só nos afeta quando confiamos demais na tecnologia e esquecemos de confiar no ser humano. Mas sabemos que precisamos da informática no nosso dia a dia para nos comunicar com alguém distante, ou para facilitar nossa vida profissional, que é o que esta acontecendo neste momento. As vezes tenho a necessidade de acessar a internet para pesquisar algo para os cursos que faço.

    ResponderExcluir
  12. Santos Dumont tinha o desejo de voar,imitar os pássaros era como que a motivação.
    Foi construindo seu sonho e aos poucos virou realidade.
    No mundo tecnológico, acontece a mesma coisa. Sempre tem e haverá alguém pensando em algo que possa contribuir com o progresso, e aparecem as idéias que revolucionam o nosso tempo .
    De uma forma ou de outra todas as pessoas são “atingidas” por essas novas ideias: podemos pensar a nossa infância, quem iria imaginar que, num futuro nem tão distante, quase todas as pessoas estivessem com celular ou computador em casa !
    Nossa vida agrega um novo valor a partir desses inventos, é só pensar que em um segundo, conectamos o outro lado do mundo, ou encontramos qualquer tipo de informação sobre o que quer que seja.
    Kátia

    ResponderExcluir
  13. Santos Dumont sonhou,ousou, experimentou e idealizou. Não desistiu nunca. Não teve medo de errar. Persistiu.
    Hoje com a informática e a informatização, o homem vai aprimorando seu conhecimento visando faciitar o seu dia a dia.
    O computador ea internet, são ferramentas indispensáveis na minha vida cotidiana visto que as utilizo tanto na minha vida profissional quanto na vida particular para conversas,recados, leituras diversas, prestação de serviços, digitação de textos, pesquisas, etc.
    Pretendo continuar me aperfeiçoando, sempre que tiver opotunidade, pois só assim poderei auxiliar com mais êxito aqueles que necessitarem de ajuda.
    Valquiria

    ResponderExcluir
  14. O filme nos mostra o processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias, no caso, feito para se poder chegar ao desenvolvimento e evolução da aviação. O mesmo ocorreu com as tecnologias que sofreram um grande avanço possibilitando-nos a comunicação e o acesso a Sites para as pesquisas.
    A informática vem modificar nosso lado profissional com cursos, que podemos fazer sem sair de casa e também o lado pessoal facilitando a comunicação entre outros benefícios.
    Existe sim a necessidade do uso da Internet para pesquisas, para fazer os cursos e também como um meio de comunicação fácil, rápido e econômico.

    Beijos Zélia

    ResponderExcluir
  15. A tecnologia está invadindo o mercado de trabalho em todos os setores, inclusive o educacional. Assim, eu, como professora, não poderia deixar de me atualizar no campo da informática, pois pretendo me aperfeiçoar sempre que possível, para melhor ministrar as minhas aulas e fazer com que as alunos se interessem cada vez mais por um estudo de qualidade.
    A internet é um meio riquíssimo de conhecimento. Muitas vezes precisei dela para pesquisa em variados assuntos. Hoje, o aluno tem tudo nas mãos, não estuda quem não quer!

    ResponderExcluir