domingo, 3 de maio de 2009

Atividade 3

Estamos disponibilizando a Atividade de n° 3 para ser realizada até a data do encontro presencial:
Atividade 3- Criação de Blogs
Solicitamos que faça uma leitura do texto disponível na Apostila que foi entregue no encontro presencial, pág. 207 e faça uma reflexão sobre a questão da interatividade nos blogs.
Acesse o link http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,oo.html

Leia o texto de Paloma Cotes - Quer aprender? Este texto discorre sobre como alunos e professores estão usando os diários na internet para partilhar dúvidas, estimular pesquisas e incentivar trocas de informações. Visite outros blogs da lista na pág. 211 da mesma apostila.
Seguindo as orientações das páginas 213 a 223, procure criar seu blog. Se você conseguir, parabéns. Se não conseguir, não se preocupe que no próximo encontro presencial estaremos praticando esta atividade.

3 comentários:

  1. Adorei o texto de Paloma Cotes.Os blogs realmente devem ser feitos de assuntos escolares, de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Vantagens dos blogs educativos

    Os blogs são um espaço privilegiado para a organização de aulas, oficinas, pesquisas, onde pode-se sistematizar um assunto organizando-o de acordo com as necessidades específicas de um grupo (de alunos ou professores), constituindo um significativo processo de aprendizagem.
    A sua aplicação no quotidiano escolar pode ser na forma de blogs pessoais onde os alunos escrevem livremente, ou então, blogs voltados para os conteúdos abordados através da publicações de notícias, reportagem, pesquisas, histórias, debates ou através da criação de textos.

    Alguns motivos para usar blogs como atividade de ensino-aprendizagem

    1. A web é uma óptima ferramenta para partilhar conhecimento.
    2. Escrever sobre algo, implica reflexão e crítica, o que é fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
    3. Desenvolver a habilidade de gerenciar informação.
    4. Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento.
    5. Evitar o trabalho redobrado do docente. Uma vez publicado você só precisa de aperfeiçoar!!!
    6. Desenvolver o espírito de colaboração(aprender a conviver)
    7. Aprender a aprender.
    A utilização de blogs na educação, possibilita o enriquecimento das aulas e projetos através da publicação e interação de idéias na Internet. Basta adequá-los aos objetivos educacionais, para que o conhecimento seja construído através da interação dos recursos informáticos e das capacidades individuais, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.

    ANGELA

    ResponderExcluir
  3. Blog do Professor

    O blog é uma ferramenta pedagógica que ajuda o professor no processo de ensino-aprendizagem com os alunos, na sala de aula e extra-classe.
    Através do blog, é possível socializar e divulgar artigos, resenhas de conteúdos sobre a disciplina que o professor leciona. Ele também pode postar no blog atividades e trabalhos pedagógicos que deseja solicitar aos alunos.
    Portanto, o blog favorece a interação e comunicação entre professor e aluno, via linguagem digital. Facilita também a aprendizagem de alunos com deficiência auditiva, por exemplo.

    http://www.adilsonborba.blogspot.com

    ResponderExcluir